 |
 |
07 de Novembro de 2007 |
 |
| Inserindo cálculos no Módulo de Cotações |
 |
O módulo de cotações pode ser utilizado também como uma planilha eletrônica. Os cálculos poderão ser feitos referenciando células da planilha ou utilizando fórmulas. Nas fórmulas poderão ser utilizadas todas as funções básicas existentes no Excel.
Criando uma fórmula:
No módulo de cotações do CMA Series 4, selecione uma célula e tecle "=". Surgirá uma caixa de diálogo onde a fórmula deverá ser digitada. No exemplo abaixo, utilizamos a fórmula: IF(B2-G4>0,B2-G4,0). Para finalizar clique em OK.
|
 |

Clique
na imagem para ampliá-la
|
 |
A função utilizada "IF" tem a sintaxe igual a do Excel. A lista de todas as funções disponíveis encontram-se no HELP do sistema. Para acessá-lo, tecle F1, na aba Conteúdos, selecione Cotações / Painel de Cotações / Fórmulas e escolha uma das fórmulas disponíveis.
Para modificar uma fórmula previamente criada, basta teclar "=" na fórmula.
Referenciando o valor de uma outra célula
Para criar uma expressão que leva em conta o valor de uma outra célula basta referenciá-la na fórmula.
Na figura abaixo foi feito o cálculo do ativo PETR4 dolarizado. A fórmula está referenciando o valor do PETR4 (C3) e o valor do dólar (C2). |
 |
Clique
na imagem para ampliá-la |
 |
Fazendo comentários na planilha
Para fazer comentários na planilha, clique com o botão direito do mouse sobre uma célula, selecione Células, clique em Comentário e digite o comentário.
|
 |
Clique
na imagem para ampliá-la |
 |
|
|
|
|
| Utilize o indicador Momento para identificar sinais de reversão de tendência |
|
|
|
O Indicador Momento mede a velocidade de deslocamento dos preços, ou seja, sua aceleração e desaceleração.
A característica mais interessante do Indicador Momento é a sua utilidade na detecção de divergências que antecipam ao analista a ação dos preços em momentos de mudança do mercado.
Uma divergência de alta acontece quando os preços fazem um fundo ainda mais baixo, enquanto o indicador realiza um fundo mais alto. |
 |
Clique
na imagem para ampliá-la |
|
|
As divergências de baixa ocorrem quando os preços fazem um topo mais alto e o indicador realiza um topo mais baixo. |
 |

Clique
na imagem para ampliá-la
|
 |
O Indicador Momento pode ser utilizado também para mostrar a direção da tendência, movimentando-se para cima e para baixo da linha zero. Se o mercado está subindo, seu momento cruzará acima da linha zero e, geralmente, se inclinará para cima. Se o mercado estiver caindo, seu momento cruzará abaixo da linha zero e, geralmente, se inclinará para baixo.
Como utilizar o Indicador Momento no CMA Series 4
Com o módulo gráfico aberto, no menu Gráfico e selecione a opção Estudos. No Grupo Indicadores, selecione Momento e clique em OK. O estudo será graficado. |
|
|
|
|
|

 |
 |
 |
 |
|
 |
 |
 |
 |
 |
Agências Leia e Safras publicam coluna diária no DCI |
 |
 |
 |
 |
 |
As agências Leia e Safras passaram a publicar colunas diárias no jornal DCI (Diário do Comércio e Indústria) em outubro. A Agência Leia publica diariamente a coluna sobre o movimento nas bolsas com os principais destaques de alta, baixa e de volume de negócios da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), o desempenho dos principais índices norte-americanos e o fechamento do mercado de câmbio brasileiro.
A Agência Safras, braço jornalístico do Grupo Safras & Mercado e referência na cobertura do agronegócio brasileiro, publica diariamente uma coluna sobre o comportamento dos mercados físico e futuro das principais commodities brasileiras. Além do desempenho dos mercados de soja, milho, café, boi gordo, açúcar e álcool, a coluna também aborda informações sobre plantio, colheita, exportações e desenvolvimento das lavouras destas culturas, priorizando o impacto destes fatores sobre os preços.
|
 |
 |
 |
 |
 |
 |
 |
 |
 |
 |
|
|
|
 |
 |
 |
 |
 |
Pessoa
Jurídica |
 |
| |
São
Paulo
Fone: (11) 3053-2750 |
Rio
de Janeiro
Fone: (21) 2224-8797 |
Brasília
Fone: (61) 3224-5552 |
Belo
Horizonte
Fone: (31) 4062-7890 |
Paraná
Fone: (41) 3223-4234 |
Porto
Alegre
Fone: (51) 4063-9454 |
Ribeirão
Preto/SP
Fone: (16) 3951-3674 |
Ceará
Fone: (85) 3493-3855 |
Espirito
Santo
Fone: (27) 3226-2403 |
Pernambuco
Fone: (81) 3421-1359 |
|
|
 |
 |
 |
 |
 |
 |
 |
 |
 |
 |
Pessoa
Física |
|
| |
Fone:
(11) 3053-2740 |
|
 |
 |
 |
 |
 |
 |
 |
 |
 |
 |
Dúvidas,
críticas ou sugestões |
|
| |
marketing@cma.com.br |
|
| |
|
|
|